O que é flat lay – como fazer?

Como fazer flat lay?
Ou melhor o que é flat lay? Bom provavelmente se você é “blogueirinha” assim como eu ou navega muito pela internet já deve ter visto muito essa técnica de foto espalhada pelas redes sociais,  instagram e pinterest , o que nada mais é que contar uma história em uma unica cena.

E pra falar sobre esse tema é claro eu pesquisei a origem desse estilo de fotos, e descobri que:

Conhecido inicialmente como “knolling”, a técnica do “Flat Lay” foi vista a primeira vez em 1987 quando Andrew Kromelow pegou ferramentas espalhadas pela loja de moveis que trabalhava e as organizou em cima de uma mesa plana. 

O “knowling” virou “Flat Lay”. As ferramentas deram lugar as roupas, aos livros, aos acessórios e até a alimentos, mas a técnica continua a mesma. Objetos espalhados em uma superfície plana e câmera completamente paralela à superfície

Como fazer flat lay?

Para um bom flat lay você precisa de objetos que combinem entre si, uma boa iluminação e montar a composição.
Anota as dicas abaixo para arrasar no seu flat lay.

Organização dos objetos: a organização é essencial para uma boa foto, nada de deixar muito espaço entre os objetos, mais também não deixe amontoado, de destaque a um objeto mais importante da sua composição, o ideal é que a composição fique limpa, sem aquela poluição visual onde não se intende o objetivo da foto e nem a mensagem que ela quer passar. A posição da câmera também é importante ela deve estar paralela ao local da foto.

@blogmiholiveira

Cores e iluminação: As cores devem criar uma harmonia entre elas para não “poluir” a foto e estraga-lá, a melhor iluminação é a natural sem sombra de duvidas, e na minha opinião a melhor hora para fotos ou é pela manhã ou ao entardecer, vá procurando locais na sua casa onde tiver uma melhor iluminação,  caso seja difícil também pode usar a iluminação artificial. O melhor fundo para montar a composição é um fundo neutro, eu gosto bastante de usar o fundo branco, tapetes felpudos, papelão, bancadas, piso branco…

E inspire-se muito para montar a sua composição o pinterest tem muitas fotos pra gente se inspirar.
Coisas que não podem faltar na composição são, flores, revistas, acessórios, enfeites, objetos de decoração…

aah e não esquece de me seguir lá no instagram se gosta desse tipo de assunto lá posto diariamente muitas dicas … segue lá @blogmiholiveira   e me encontre também no youtube/maniasedicas. Bjooo da Mih.

3 thoughts on “O que é flat lay – como fazer?

Deixe um comentário