Temperos que ajudam na dieta

Temperos que ajudam na dieta

Oi pessoal tudo bem? espero que sim 🙂 Para as minhas lindas focadas na saúde e no emagrecimento assim como eu o hoje o post é sobre os temperos que ajudam na dieta e auxiliam no emagrecimento.

Canela, gengibre, pimenta entre outros temperos deixam a comida mais saborosas ainda dão um up na nossa dieta contribuindo para a perca de peso.

Esse condimentos possuem diversas ações que ajudam na queima de calorias mais acelerada, na perda de gordura e que ainda melhoram o organismo de forma geral. Porem como sabemos para obter tal benefício é preciso ter uma dieta balanceada, praticar atividades físicas e consumir estes temperos regularmente.

Vamos conferir  como a pimenta, a canela, o gengibre, a cúrcuma, o azeite, o vinagre de maçã, a salsa, o alho e o orégano podem ajudar na dieta e ainda proporcionar benefícios para a sua saúde.

Adicionando-se alguns temperos, podemos manter o sabor dos alimentos, sem aumentar seu valor calórico. Há vários temperos que ajudam a emagrecer, inclusive, tornando a dieta ainda mais prazerosa.

Temperos que ajudam na dieta

 

Pimenta:

Temperos que ajudam na dieta - pimenta

A pimenta caiena possui uma substância chamada capsaicina que ajuda a saciar a fome. Além disso, ela acelera o metabolismo ajudando a agilizar a queima de gordura e melhora a circulação, de forma a ajudar na eliminação das toxinas do organismo.

Canela:canela

Polvilhar canela sobre alguns pratos pode não somente dar melhor sabor e aroma, como também ajuda a controlar os níveis de insulina no sangue, que além de ser uma característica importante aos diabéticos, simultaneamente facilitará o controle da fome. É diurética e lipolítica, melhora a digestão, reduz o apetite e acalma a ansiedade.

Gengibre:gengibre

O gengibre possui o gengirol, substância que aumenta o gasto calórico em torno de 10%. “Na comida japonesa o gengibre está facilmente disponível. No dia a dia o gengibre vai bem para temperar carnes vermelhas, frango e peixe. Ele também pode ser ralado em frutas e na forma de chá. O calor não irá fazer com que o gengibre perca seus nutrientes”.

 

Cúrcuma

A cúrcuma possui uma série de benefícios para a saúde. “Ela tem a curcumina, substância que é um poderoso anti-inflamatório. Pessoas com obesidade e com sobrepeso se encontram em um quadro inflamatório devido ao excesso de gordura. Ao ajudar a reduzir a inflamação a cúrcuma faz com que o corpo fique mais adequado para a perda de peso”, explica Boniatti.

Este tempero também é um aliado do fígado. “Ele tem ação no metabolismo das gorduras, diminui o colesterol e lipídios totais, eleva o colesterol HDL e diminui o triglicérides”, afirma Fiut.

A curcumina se degrada em grandes temperaturas. Por isso, cozinhe os alimentos no tempo certo. Este tempero vai muito bem com o peixe e a versão em filé só precisa de 20 minutos no forno. Caso vá preparar um arroz com cúrcuma coloque o tempero no final. A cúrcuma também combina com filé de frango. Apenas uma colher de café do tempero é o suficiente.

Vinagre de maçã:

Uma pesquisa da Universidade do Arizona e publicada na revista Diabetes Care observou que após ingerirem duas colheres de sopa de vinagre de maçã diluídos em água antes do almoço e do jantar, os participantes perderam em média dois quilos em um mês.

Isto ocorre porque o alimento ajuda a reduzir picos de insulina e o nível de glicose após refeições ricas em carboidratos. Os picos de insulina são inimigos do emagrecimento porque quando o carboidrato é absorvido rapidamente pelo sistema digestivo, o nível no sangue sobe subitamente. Assim o pâncreas libera muita insulina que, por sua vez, irá baixar drasticamente os níveis de glicose no sangue, levando a uma hipoglicemia reativa e consequente sensação de fome.

Além disso, o ácido acético presente no tempero é um bloqueador natural da absorção de amidos e açúcar. Quando estas enzimas são bloqueadas, os carboidratos passam direto através do trato digestivo, comportando-se como fibras insolúveis, que não podem ser digeridas. Assim são eliminadas muitas calorias, que se fossem absorvidas, certamente iriam dificultar a perda de peso.

O vinagre de maçã pode ser adicionado em saladas e para temperar carnes brancas. “Principalmente aves, pois o gosto ácido do vinagre ressalta o sabor do alimento. Basta uma colher de chá. A propriedades do vinagre não se perdem com o aquecimento”

Além desses temperos temos o azeite, a salsa, alho, orégano…

Bom é isso meus amores espero que gostem e caso queiram que eu fale detalhadamente sobre cada tempero é só me falar aqui nos comentários!

“acompanhe o blog nas redes sociais”
    Se inscreva no canal youtube.com/maniasedicas 
Super beijo da Mih ♥
Fonte: Minha vida

 

Deixe um comentário