Retenção de liquido – Inchaço…


Tem dias em que a roupa parece mais apertada que o normal. Será que engordamos tanto da noite para o dia?

Calma. Na verdade, isso pode ser retenção de liquido, um problema mais comum que imaginamos e que, ás vezes, passa despercebido.


Isso acontece quando um líquido, pobre em proteínas do sangue, “vaza” para os tecidos subcutâneos, ficando acumulado.

Podemos percebê-lo quando retiramos a meia e ao final do dia e sua marca fica em nossa perna, por exemplo. Outro caso comum é quando sentimos nossas mãos e tornozelos inchados, trazendo incômodo e dor.


Nosso organismo tem mecanismos de controle para manter o equilíbrio dos fluidos do corpo. Já que dois terços deles são compostos por água. E segundo a nutricionista Lúcia Aparecida, as alterações nesses mecanismos, como pressão alta, sedentarismo e etc. podem causar o inchaço…

Outros fatores, como problemas renais, doenças de tireoide, reação a altas temperaturas, problemas vasculares, ingestão excessiva de sal também causam retenção. Para Lúcia, temos que estar sempre em alerta para evitá-la. ” Alguns remédios, como anti-hipertensivos, principalmente do tipo anlodipino, dilatam as veias, provocando extravasamento do líquido extracelular, causando o edema, nome que se da ao inchaço”, explica a nutricionista, que recomenda orientação médica para procurar a solução adequada a casa organismo.


O primeiro passo é descobrir o que está causando a retenção de líquidos. 

Em todo caso, a dica é sempre tomar muita água!!

O ideal é tomar 35 ml  para cada quilo, daí é só fazer a conta com seu peso e saber  o quanto de água precisa diariamente.


Se exercitar também é essencial. Além de proporcionar bem estar e saúde, aumenta a circulação e faz com que o fluxo de líquidos e nutrientes seja mais intensivo! A alimentação também tem um papel importante na luta contra a retenção. Quando consumir um produto industrializado, olhe se ele tem mais de 400mg de sódio por 100g ou  ml do produto. Se tiver o teor de sódio é considerado muito alto. Assim o indicado é não consumi-lo.

Bom no próximo post da série retenção de líquidos vamos falar nos alimentos que ajudam a reter líquidos…

Acompanhe o blog nas redes sociais 

Se inscreva no canal youtube.com/maniasedicas ♥

* Artigo da revista Natue

Siga a Natue → Site | FanPage | Instagram | Twitter

 

Deixe um comentário