Frutas que dão saciedade!

Frutas, além de serem naturais dão saciedade e energia.


Quem se preocupa com a alimentação e em ter o corpo em dia, sabe o quanto uma fruta ajuda na hora que dá aquela vontade maluca de atacar doces e bolachas, para isso, as frutas são nossas aliadas, principalmente para quem quer controlar o peso e tem uma rotina de exercícios puxada.

 
Alto teor de fibras, solúveis e insolúveis, além de vitaminas e minerais são apenas alguns dos benefícios que podemos ter ao incluí-las na alimentação.
 
Veja algumas que dão mais saciedade:
 

  • BANANA

 

A banana é excelente opção para sobremesa, já que prolonga a sensação de saciedade. Isso também ocorre por causa do triptofano, que ajuda a controlar a compulsão por doces.
 
Conhecida pelo seu alto teor de cálcio e potássio, é a queridinha dos corredores.
 
  • MELÃO

 

O efeito diurético presente na grande quantidade de água faz o melão ser o vice-campeão da lista. Ele ajuda a desinchar o corpo e possui pouquíssimas calorias. A pressão arterial é outra área beneficiada e os hipertensos devem consumi-lo com regularidade.
 
  • KIWI

 

Energia física abundante: esta é a característica principal do kiwi. Por ser a fruta mais alcalina que existe, tem uma rica fonte de minerais para substituir os excessos de alimentos ácidos.
 
Um organismo equilibrado traz melhoras na pele, menos resfriados e boa saúde óssea. Além disso, o kiwi é fonte de fibras, evitando problemas intestinais.
 
  • MELANCIA

 

Adeus inchaço! A melancia, rica em potássio, elimina a água em excesso do nosso corpo e ainda regula o pH do sangue.
 
Por ser 90% composta por água, também estimula os rins a trabalharem melhor. Ajudar o corpo a extrair energia dos carboidratos, das gorduras e das proteínas também é papel deste alimento.
 
  • MEXERICA

 

Cada mexerica possui, em média, 43 calorias. Amiga da balança, ela é rica em vitamina A e C, complexo B e em bioflavonóides.
 
A gripe que insiste em aparecer pode ser evitada com o consumo da fruta, que também ajuda a baixar o colesterol, reduz riscos de doenças cardíacas e combate a osteoporose.
 
  • LARANJA

 

A laranja promove uma verdadeira limpeza no organismo, por ser um potente antioxidante. Isso auxilia na prevenção de doenças vasculares, cardíacas, degenerativas e até mesmo o câncer.
Também pode ajudar nos ossos, dentes e glóbulos vermelhos, além de favorecer a absorção de ferro dos alimentos e a resistência às infecções.
 
  • PERA

 

Energia extra. Ao comer uma pera, o seu corpo absorve a glicose, que é convertida em energia.
 
Amiga do intestino, apenas uma pera pode proporcionar 18% do teor recomendado de fibras diárias. 
Além disso, estimula a secreção de sucos gástricos e digestivos para que a comida se mova de maneira mais suave, com melhor digestão.
 
  • MANGA

 

Esta fruta é rica fonte de carboidratos e fibras. Oferece cerca de 60 calorias em uma porção de 100 gramas. Ela contém uma série de fitoquímicos, antioxidantes e vitaminas. Vitamina A, vitamina B, Vitamina C, Vitamina E e Vitamina K podem ser encontradas na manga.
 
  • FRUTAS SECAS

 

Basta comer apenas seis gramas de damasco, por exemplo, para alcançar 24% das necessidades diárias de fibras. A ameixa seca é indicada como tratamento para quem possui constipação intestinal, devido ao seu efeito laxativo.
 
As porções do alimento também são ricas em ferro (aliado no combate à anemia), boro e vitamina K (que auxiliam na formação óssea).
 
  • OLEAGINOSAS

 

Amêndoa, avelã, castanha de caju, castanha-do-pará, macadâmia e nozes, entre outras.
 
Apesar de serem ricas em gordura, somente uma pequena quantidade dessa gordura é saturada. A maior parte da gordura presente nas oleaginosas é de “boa” qualidade (ômega 3, 6 e 9), essencial para o bom funcionamento do organismo, auxiliando na redução do colesterol. 
 
 
Mas atenção: não é indicado substituir as refeições principais por frutas, pois além de não apresentar as calorias suficientes, não contém aporte necessário de ferro, entre outros nutrientes importantes.

Acompanhe o blog nas redes sociais 
Se inscreva no canal youtube.com/maniasedicas ♥
 

Deixe um comentário